Considerada ameaçada de extinção até 2014, a arara-azul-grande é o mais novo filhote do Zoológico de Belo Horizonte, na Pampulha.
O bebê está no ninho e é alimentado pelos pais até que adquira independência.
De acordo com a Fundação de Parques Municipais e Zoobotânica, o pequeno nasceu em 29 de março e é acompanhado pela equipe do zoológico desde então. Ele come uma papinha feita da mistura de ração com frutas.
Veja: Tudo para o seu Pet
Esse é o segundo filhote da espécie Anodorhynchus hyacinthinus que nasce no zoo. O primeiro, uma fêmea, nasceu em 2019 e ficou cerca de 10 meses sob os cuidados dos pais até que ficou independente.
Os pais dos dois irmãos tem aproximadamente 19 anos. Segundo o zoo, o macho veio daqui de Minas, via Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais (IBAMA). Já a fêmea morava em um criatório no Maranhão.
Embora tenha saído da lista de extinção, a arara-azul-grande é atualmente classificada como vulnerável, segundo critérios da União Internacional para a Conservação da Natureza (IUCN).
De acordo com o zoológico, todos os animais residentes no espaço recebem acompanhamento de especialistas, e vivem em recintos "bem adaptados que contribuem para o conforto, diminuindo limitações e favorecendo o bem-estar das espécies".
(Texto: Portal O Tempo)
Nenhum comentário:
Postar um comentário