Você já deve ter ouvido falar que chocolate faz muito mal para os nossos pets, né? Mas você sabe o motivo desse doce tão saboroso para nós ser tão perigoso para os nossos amigos?
Se ingerido por cães e gatos, o chocolate pode causar diversas alterações no organismo, desencadeando complicações de saúde, de grau leve até quadros graves. Isso ocorre porque os animais têm capacidade reduzida para processar uma substância contida no chocolate chamada teobromina. Assim, ela se torna tóxica no organismo dos pets.
O organismo de humanos e animais funciona de forma muito diferente, por isso alguns alimentos são inofensivos para nós e altamente perigosos para os pets. A Teobromina não é metabolizada pelo organismo dos animais (como acontece em nós, humanos), ou seja, essa substância não é “quebrada”, o que faz com que se acumule no corpo do animal dificultando sua eliminação.
Além dos efeitos perigosos que o chocolate causa no organismo do bichinho, alguns dos sintomas que o animal pode apresentar caso esteja intoxicado são: vômitos, diarreia, ingestão de água acima do normal, o animal urina mais, tem agitação excessiva. A gravidade do quadro clínico varia de acordo com a quantidade ingerida e também depende da idade e porte do animal, bem como do estado geral de saúde do cão ou gato.
Nenhum comentário:
Postar um comentário