A Serra Negra da Mantiqueira está localizada na Zona da Mata mineira, na porção sudeste do Estado de Minas Gerais, inserida no bioma Mata Atlântica, estando localizada no contexto da Reserva da Biosfera da Mata Atlântica. Esta serra abriga um complexo rupestre de campos e matas de importância ímpar para proteção da biodiversidade.
O local onde hoje se encontra o Parque sofreu ao longo dos anos com vários impactos negativos, como: queimadas e pecuária na região dos campos naturais, supressão de vegetação florestal, caça de animais silvestres, mineração de areia nas encostas da serra, bem como a extração de cascalho, causando impactos no solo, assoreamento de rios e córregos, além do grande impacto visual.
A criação do Parque Estadual da Serra Negra da Mantiqueira foi essencial na preservação de áreas estratégicas para a conservação da biodiversidade, especificamente da fauna e flora ameaçadas de extinção e endêmicas, bem como a proteção de importantes mananciais tributários dos rios do Peixe e Preto, como os ribeirões do Funil, Conceição e o rio Monte Verde. Além disso, a implantação do Parque auxilia na proteção das características arqueológicas, espeleológicas, culturais e históricas que a região detém.
Dessa forma, a existência do Parque propicia o ordenamento da atividade turística aos inúmeros atrativos existentes, favorecendo o fortalecimento do turismo na região e consequentemente a melhoria da renda das comunidades localizadas em seu entorno.
Nenhum comentário:
Postar um comentário