As informações são do Portal Ambiente Brasil
Segundo dados do Ministério do Meio Ambiente (MMA), a fauna brasileira é a mais diversa do mundo. Há mais de 100 mil espécies de animais, entre vertebrados e invertebrados, catalogados no país.
O dia 22 de setembro traz a conscientização dos principais fatores de ameaça à conservação das espécies, como: desmatamento das florestas, tráfico de animais, ocupação humana desenfreada, poluição, caça e pesca predatória.
Apesar da biodiversidade, há espécies brasileiras que continuam correndo o risco de desaparecer da natureza.
Nos últimos anos, devido aos grandes impactos ambientais e a desenfreada ocupação humana, vêm ocorrendo uma grande degradação de hábitats naturais e o desaparecimento de espécies.
O tráfico de animais silvestres é uma das maiores atividades predatórias. Das florestas brasileiras são retirados em média 12 milhões de animais a cada ano. Dentro desta estatística, para cada animal vendido nove morrem. O tráfico de animais só perde para o tráfico de drogas e de armas na escala dos mais rentáveis. Este tráfico tem sobrevivido da miséria humana, explorando pessoas simples que fazem da venda de animais um meio trágico de se obter dinheiro, causando assim enormes e irreparáveis danos na natureza.
Nenhum comentário:
Postar um comentário