Seus dias são focados em uma periferia social muito menor que pode incluir apenas os outros animais de estimação e as pessoas dentro da unidade familiar imediata. Quando um membro dessa unidade familiar se vai, fica um enorme vazio na vida do gato e eles podem precisar de ajuda para lidar com a perda.
O tempo também contribuirá para o processo de cura do animal e do dono do animal. A perda se tornará mais fácil de suportar e as boas lembranças substituirão a tristeza, e a relação entre os sobreviventes, felinos e humanos, pode evoluir para algo ainda mais bonito quando um novo modo de vida é estabelecido após uma perda.
Quais são os sinais de luto?
Quando um gato perde um companheiro, seja animal ou humano, ele certamente sofre e reage às mudanças em sua vida. Os gatos alteram seu comportamento quando choram, assim como as pessoas:
* Eles podem ficar deprimidos e apáticos.
* Diminuição do apetite, podendo dormir mais que o normal, prostrados.
* Podem se esconder debaixo da cama, preferindo ficar sozinhos ainda mais do que o normal para gatos.
Os donos de gatos reconhecem essas mudanças no comportamento diário como as mesmas que os humanos em luto costumam exibir. O denominador comum no luto humano ou felino é a perda de um indivíduo central (animal ou humano) junto com o vínculo associado.
Você que é dono de gato já notou esse comportamento de luto alguma vez na vida do seu gatinho?
Nenhum comentário:
Postar um comentário