Todos os anos, milhares de papagaios, araras, saguis e diversas outras espécies são vítimas do tráfico ilegal no Brasil para abastecer um crescente número de pessoas que querem ter animais silvestres como pets. Aves têm suas asas cortadas para não poder voar e diversos outros animais como macacos têm seus dentes e garras arrancados para não morder ou arranhar. Para conviver com pessoas, esses tipos de mutilações são comuns, além da alta ocorrência de doenças físicas e psicológicas que condenam esses animais ao eterno confinamento.
Animais silvestres passaram por milhares de anos de evolução para adaptarem-se aos seus habitats naturais, que não podem ser replicados em cativeiro. Quando retirados da natureza, eles perdem sua função biológica e suas chances de reintrodução em seus habitats são mínimas - o que compromete a própria sobrevivência das espécies, a biodiversidade e o futuro do planeta.
Mesmo animais silvestres reproduzidos em cativeiro sofrem, pois eles também ficam restritos de seus comportamentos naturais mais básicos - como diversos tipos de passarinhos que passam toda a vida em uma gaiola sem poder voar. Por isso, muitos desses animais acabam sendo abandonados ou deixados à míngua para morrer pelas pessoas que os compraram.
Fonte: forumanimal.org
Fonte: forumanimal.org
Nenhum comentário:
Postar um comentário