De acordo com a coordenadora do Hospital Veterinário e do Samu Animal, a médica veterinária Tatiana Nahid, os serviços de resgate dos animais são exclusivamente para cães e gatos em situação de rua.
Os resgates são acionados pelo CCZ (Centro de Controle de Zoonose) e imediatamente uma equipe treinada do Samu Animal é direcionada ao local. O atendimento inicia-se no local da ocorrência e o animal tem acompanhamento até chegar ao hospital.
“O animal é avaliado pela equipe de médicos veterinários, realizando medicações, exames clínicos, laboratoriais e de imagem, sendo estabelecido um protocolo de atendimento”, explica a coordenadora.
Após os cuidados recebidos no Samu, o animal é encaminhado ao CCZ para continuidade do tratamento até o recebimento da alta. Cabe ressaltar que no CCZ o animal é vermifugado, castrado, microchipado e vacinado contra a raiva. Em seguida, fica disponível para receber um novo lar.
Nesse um ano de serviço, o Samu Animal de Taubaté já contabiliza 215 resgates. Os serviços são exclusivamente para cães e gatos em situação de rua.
Nenhum comentário:
Postar um comentário